Prefeitura cria oportunidades para artesãos e agricultores do Município ao incentivar a Feira Livre


Um importante canal de apoio aos produtores rurais, do programa Agricultura Familiar e artesãos do Município, está sendo viabilizado com o incentivo da Prefeitura Municipal através da Secretaria de Agricultura, Turismo, Meio Ambiente e Comércio e a EMATER-MG, com a realização da Feira Livre, um projeto que facilita o comércio, a exposição de produtos artesanais e a geração de fonte de renda.

O primeiro evento aconteceu no domingo, 2 de junho, e contou com a participação de 17 expositores locais na Praça Astolfo Tavares, com barracas de produtos alimentícios variados, desde verduras, frutas, doces, derivados do leite, massas de pastel e canudinhos, ambos oriundos da agricultura familiar, a peças de artesanato, como tapetes, crochê, velas, trabalhos em vidros, dentre outros.

A proposta da Feira Livre está inserida em um projeto que a Prefeitura montou para beneficiar a agricultura familiar e que recebeu como doação da EMATER/MG um kit com 10 barracas, 40 caixas plásticas e 20 jalecos em novembro do ano passado, para serem utilizados neste programa. De acordo com o Secretário de Agricultura, Vigorito Lamas da Silva Neto, a proposta é realizar a Feira semanalmente, com o suporte da Prefeitura e o trabalho comunitário dos expositores, que tem manifestado um grande interesse em colaborar pelo sucesso da Feira.

04/06/2019


 



Prefeitura adquire caminhonete com recursos próprios para atuar

na Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos

   

Um novo veículo 0 km passou a integrar a frota municipal ao ser adquirida uma caminhonete, modelo Fiat Strada 2019/2019, motor 1.4, Flex, cabine simples, comprada com recurso próprio.

O novo automóvel foi destinado pelo Prefeito Hamilton de Moura Filho para a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos. Para o Secretário, Marco Antônio Vaz, a caminhonete será muito útil no transporte de materiais e em atividades prioritárias do setor de obras, inclusive em substituição ao deslocamento de veículos de maior carga para trabalhos mais simples, evitando desgastes e a redução de gastos com combustível.

Ao integrar esse novo equipamento ao patrimônio municipal, a Prefeitura vem cumprindo o projeto de renovação dos veículos públicos, gerando grande economia com a manutenção e ampliando a qualidade dos serviços prestados ao povo.


22/05/2019

 



Prefeitura de Itamarati de Minas recebe doação de medicamentos


O Prefeito Hamilton de Moura Filho anunciou na sexta-feira, 3 de maio, o recebimento, por doação, de diversos medicamentos que vão suprir necessidades específicas do atendimento à Saúde Pública no Município.

A doação efetuada pela Medquímica Indústria Farmacêutica, laboratório de Juiz de Fora, é resultado do empenho pela manutenção dos serviços à saúde que vem sendo implementado pela Administração, e, de acordo com o Prefeito, teve a indicação de amigos que acompanham esse trabalho.

De acordo com a Secretária Municipal de Saúde, Elisângela de Mendonça Rodrigues São Thiago, constam da relação medicamentos anti-hipertensivos, para a redução da febre e alívio de dores, para tratamento de doenças alérgicas do aparelho respiratório, dentre outras que compõem a lista frequentemente utilizada para atender a população.

Com o recebimento, iniciou-se um processo de triagem para definir a quantidade necessária de consumo até o final de 2019, através do Farmacêutico Vinícius de Souza Vieira Muniz, que também está empenhado e em contato com as prefeituras vizinhas que tiverem interesse em receber a quantidade remanescente.


06/05/2019

 



Prefeitura recupera estrada rural em local de acesso crítico no Caramonos


A Administração está executando obras prioritárias de melhoria da acessibilidade em estradas rurais na Comunidade do Caramonos. Na via que dá acesso à Serra do Aventureiro, a Prefeitura está realizando serviços que inclui o cascalhamento com minério de bauxita, abertura e nivelamento em local considerado crítico devido à grande incidência de rochas. De acordo com moradores dessa área, havia residência onde, há 15 anos, não era possível a aproximação por veículos, devido a precariedade na estrutura da pista. As obras que estão sendo realizadas pela Prefeitura vão atender a demanda dos moradores.

Outro serviço executado e que traz incentivo direto aos produtores rurais da Comunidade do Aventureiro, foi a abertura e o patrolamento do terreiro de mudas.

O Prefeito Hamilton de Moura Filho tem acompanhado as obras de perto, auxiliando e traçando estratégias que atendam aos anseios dos produtores rurais e tragam benefícios aos moradores da comunidade beneficiada.

Esta é uma ação de continuidade ao trabalho intenso de revitalização que a Prefeitura de Itamarati de Minas vem realizando nas estradas pertencentes ao Município, para facilitar a acessibilidade, inclusive dos serviços da Saúde que são ofertados pela Prefeitura, e do transporte escolar, por onde trafegam ônibus e veículos da Educação, além de acesso digno aos moradores e produtores rurais.

O compromisso firmado pela Administração, de garantir qualidade em todas as vias do Município, vem sendo cumprido e corresponde aos anseios das comunidades rurais, permitindo, inclusive, maior segurança no tráfego.


30/04/2019

 



Entra em operação novo sistema de coleta de lixo em Itamarati de Minas


Entrou em atividade nesta manhã de quarta-feira, 24 de abril, o novo caminhão compactador de lixo, veículo 0 km, adquirido pela Prefeitura de Itamarati de Minas através de convênio celebrado com a Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) e que teve investimento de R$ 230.490,00.
O processo para obtenção do novo equipamento teve início em agosto de 2017, através de uma Proposta Voluntária inscrita pelo Município. As etapas de seleção dos municípios foram bastante concorridas, refletindo o empenho e a competência dos setores de Licitação, Planejamento e Finanças, além do Setor de Engenharia da FUNASA, através do Engenheiro Luiz Valarini, que dizia: “Tenho 60 pedidos deste caminhão e só tenho 5 para entregar. E o da Prefeitura de Itamarati de Minas está entre eles, pois as documentações estão sempre em dia”.
O Prefeito Hamilton de Moura Filho comemorou a estreia da modernização do sistema de coleta de lixo no Município, com roteiro começando pelo Bairro XV de Novembro. Disse estar satisfeito com o empenho dos servidores em buscar entender o novo equipamento, moderno e que precisa ser operado com eficiência. O caminhão compactador de lixo é responsável, também, por trazer uma melhor condição de trabalho aos colaboradores do Município na tarefa de coleta e de transporte do lixo doméstico.
Hamilton disse ainda que esse é um dos resultados do empenho constante da Administração pela busca de recursos financeiros e melhorias para Itamarati de Minas, que vai resultar em maior qualidade de vida para a população.

24/04/2019

 



Prefeitura realiza audiência de apresentação sobre o Plano Municipal

Simplificado de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos


A Prefeitura de Itamarati de Minas, por meio da Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Transportes, realizou na tarde de terça-feira, 19 de março, audiência pública de apresentação do Plano Municipal Simplificado de Resíduos Sólidos (PMSGIRS), sob a coordenação do Secretário Carlos Romanhol Tavares e do engenheiro José de Alencar Pinto Farage, da empresa Terra Soluções Ambientais, responsável pela elaboração do Plano.

O que levou a Prefeitura a dar prioridade à implantação do Plano em Itamarati de Minas, além de atender as disposições da Lei Federal nº 12.305/2010, que institui a política nacional de resíduos sólidos, é a crescente necessidade de adequar o Município às formas legais de destinação do lixo urbano, tendo em vista o aumento populacional, ampliação das áreas urbanas, de indústrias, dentre outras, que conduz ao crescimento de resíduos e a maior quantidade de lixo com destinações inadequadas. O objetivo específico do Plano do Município é implantar e monitorar metas de redução, de reutilização, de reciclagem, coleta seletiva e a educação ambiental, o que propõe melhor qualidade de vida para a população.

Durante a apresentação o engenheiro José de Alencar explicou os parâmetros utilizados para a realização do diagnóstico do nosso resíduo sólido urbano, tomando como base a população estimada, de acordo com os dados do último Censo. Trouxe a público o resultado desta análise, que integra a composição do Plano e a sua relação na garantia de 100% da limpeza, coleta e destinação final do lixo e entulhos do Município, em conformidade com a realidade atual e estimada.

Estiveram presentes à reunião, além de pessoas da comunidade e secretários municipais, o Prefeito Hamilton de Moura Filho, que aponta a elaboração do Plano como uma ação responsável de planejamento, o que coloca o Município em acordo com a legislação e propõe melhorias que influem diretamente na qualidade de vida do nosso povo. A reunião foi prestigiada também pelo Presidente da Câmara Municipal de Itamarati de Minas, Vereador Júber Célio Barbosa Rodrigues.

O Secretário Carlos Romanhol Tavares manifestou estar satisfeito com o desenvolvimento do Plano Simplificado de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos e agradece a todos que participaram e colaboraram nesse projeto.

19/03/2019