História

A história do município de Itamarati de Minas começa no final do século XIX, quando, por volta de 1880, um grupo de fazendeiros do Vale do Rio Novo – município de Cataguases – pede ao Governo do Estado a criação de um distrito com sede no Engenho Bom Sucesso.

O pedido dos fazendeiros só é atendido 11 anos mais tarde, com a criação do distrito de Itamarati, em 1891, pelo Decreto Estadual nº 405, de 6 de março de 1891, e a Lei Estadual nº 2, de 14 de setembro de 1891, subordinado ao município de Cataguases. Apresenta-se um problema, então, pois não existia um povoado onde se pudesse instalar o novo distrito. A solução foi construir, num terreno vizinho ao Engenho Bom Sucesso, um núcleo populacional.

Em 1962, o distrito de Itamarati consegue finalmente sua emancipação, separando-se de Cataguases e passando a município, com o nome de Itamarati de Minas. O topônimo é de origem indígena, significando ″Pedra Branca″. Com a emancipação do município foi acrescido ao vocábulo ″Itamarati″ o complemento ″de Minas″, formando assim Itamarati de Minas.